Economia local: Produção artesanal de licor aquece preparativos para o São João
Entenda o impacto das festas juninas na economia local além de detalhes e percepções dos produtores
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Com a proximidade das festividades juninas, os moradores de Salvador estão intensificando a produção artesanal de licores, trazendo um sabor tradicional para as celebrações do São João na cidade. Em entrevista exclusiva, Luan Vieira, produtor atesanal, nos contou um pouco sobre sua visão.
"O licor é utilizado no melhor período do ano para nós nordestinos, não é apenas uma bebida, é utilizado em meio a confraternizações com família, amigos e colegas. É fundamental ter um licor digno pra ser apreciado e degustado", disse.
Através das receitas transmitidas de geração em geração, os soteropolitanos estão se dedicando à produção de licores caseiros, utilizando ingredientes típicos da região nordestina, como frutas regionais e especiarias locais, como por exemplo: milho, amendoim e jenipapo.
Além de ser uma tradição cultural, a produção de licores artesanais também se torna uma oportunidade para os moradores complementarem a renda familiar, vendendo seus produtos nos festejos juninos que animam as ruas de Salvador durante o mês de junho.
"A procura vem logo após a Páscoa, acredito que o povo nordestino tem sede de festa, principalmente pelo São João raiz. Vejo como uma grande oportunidade pra fazer um dinheiro extra, justamente pela busca pelo produto", acrescentou Luan.