Notícias
Cidade
Diretor do HGMF é exonerado, após escândalo envolvendo rim do paciente

Diretor do HGMF é exonerado, após escândalo envolvendo rim do paciente

A equipe médica da unidade de saúde havia enviado o órgão de um jovem, embalado em um saco plástico, para sua família

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/

O Diário Oficial do Estado da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (27), a decisão de que o diretor do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), localizado no município de Lauro de Freitas, foi exonerado de seu cargo, após uma equipe médica da unidade de saúde enviar o rim de um paciente, dentro de um saco plástico, para sua família.


Depois de sua destituição, Ramon Nelson Bezerra de Lima Souza será substituído provisoriamente por Vicente Miranda Borges, que já exerce o cargo em outra diretoria.


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não condenou explicitamente o ocorrido, mas assumiu que a postura tomada pelos funcionários do hospital foi infeliz.


“A mudança na diretoria do Hospital Menandro de Faria foi uma decisão a fim de aperfeiçoar a assistência na unidade. O material foi entregue novamente ao hospital, que providenciará a biópsia. Foi aberta apuração para identificação e correção do fluxo com reforço de treinamento da equipe”, escreveu, em comunicado oficial.


Outras entidades médicas se manifestaram a respeito do assunto, como o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Jeferson Bispo, disse que isso foi “uma situação precária, danosa e constrangedora para o paciente”.

 

Leia mais sobre: Jovem é baleado, perde rim e hospital entrega órgão à família em saco plástico

Tags

Notícias Relacionadas