Dia das Mães aquece o comércio com alta nas vendas em Salvador
Expectativa é de que R$ 5 bilhões sejam movimentados em todo o país
Foto: Freepik
Todos os anos, no segundo domingo de maio, é celebrado o Dia das Mães em todo o país. A data é uma das mais importantes para o comércio e representa um aumento significante nas vendas. Para 2024 a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) estima um crescimento nas vendas e revelou um possível aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com os dados da pesquisa, é esperado um movimento de cerca de R$ 5 bilhões no faturamento durante o período anterior à data. Para alguns comerciantes, esse é o período mais importante do ano, ficando atrás apenas do Natal e do Ano Novo. É o caso da Telma Souza, dona de uma loja de artigos femininos em Salvador. Ela conta que nessa data é preciso contratar gente nova para atender a alta demanda. "A loja vende artigos femininos então quando chega esse período a busca é muito alta, muitos filhos vêm aqui na loja para comprar o presente da mãe então eu sempre preciso de ajuda e acabo contratando alguns funcionários novos para conseguir cobrir todas as demandas, mas é um investimento que vale no final das contas.”
Para outros comerciantes, como a dona de uma loja de calçados, Erica Silva, o dia das mães em 2024 não atingiu as expectativas da data e tem apresentado um movimento mais fraco do que o normal. "Eu acho que as mães estão até sem filhos, porque tá bem abaixo do esperado, viu? O shopping está com um movimento bem abaixo e a procura por presentes do mesmo jeito, bem abaixo do que era esperado.” disse.
Para quem está em busca dos presentes para as mães, os preços surpreenderam um pouco, como é o caso de Diego Carlos, de 25 anos, que deixou para comprar seu presente às vésperas da data. "Eu me assustei um pouco né, acabei demorando para começar a procurar o presente, então to achando um pouco mais caro do que o normal, mas ainda tem muito lugar pra procurar, ver umas promoções para garantir o presente dela."
Alguns clientes preferiram buscar na internet pelo presente da mãe. "Eu olhei na internet, já tava procurando há um tempo e consegui achar um bem em conta, aí coloquei pra retirar na loja e agora to indo buscar, deu um pouco de trabalho procurar, mas no final valeu a pena e achei o preço justo." Disse Julia Souza, de 27 anos.