Notícias
Cidade
Conheça o 'Hitler baiano' que promete fazer o Brasil vencer "3ª Guerra Mundial"

Conheça o 'Hitler baiano' que promete fazer o Brasil vencer "3ª Guerra Mundial"

Jovem da cidade de Canavieiras diz ser a reencarnação do líder do nazismo e responsável por um regime de terror que levou o mundo à Segunda Guerra Mundial

| Autor: Jefferson Domingos

Foto: Reprodução

Parece difícil de acreditar, mas um jovem negro, do interior da Bahia, se diz a encarnação do próprio Hitler. Nas últimas horas, Wallex Guimarães, natural de Canavieiras, na região sul da Bahia, voltou a viralizar nas redes sociais devido à estética nazista e aos “pronunciamentos”, nos quais copia os gestos do ditador nazista e, inclusive, sua retórica.

Fundador da corrente política chamada de 'Wallexismo', o baiano costuma aparecer em vídeos em seu canal no YouTube, no qual conta com pouco mais de mil inscritos. Forçando o que seria um sotaque alemão, e com um visual que remete ao de Adolf Hitler - com direito ao penteado escorrido para o lado e até bigodinho -, Walley produz conteúdos de teor político e promete levar o Brasil "à vitória na terceira guerra mundial".

Em um dos vídeos sobre reforma trabalhista, publicado em setembro de 2019, que tem mais de 18 mil visulizações, ele volta a falar sobre guerra. "Tenho uma crítica contra a reforma trabalhista, que corrompeu a economia de nosso país, como se nós tivéssimos medo e nunca tivéssemos enfrentando uma guerra", diz.

Warley também afirma ter escrito um livro chamado "Reich Baiano", que se baseia no livro "Mein Kampf", título do livro de dois volumes de autoria de Adolf Hitler, no qual ele expressou suas ideias antissemitas, anticomunistas, antimarxistas, racialistas e nacionalistas de extrema-direita, então adotadas pelo Partido Nazista.

O baiano define o "Wallexismo" como uma corrente que "mistura elementos do partido nacionalista, do nacional-socialismo e do nacional-bolchevismo. Com foco na criação de um estado autoritário e democrático, com forte participação popular", explica em outro vídeo. Ele também produz conteúdos para outras plataformas, como o Telegram. 

Veja um dos discursos de Hitler baiano:

Brincadeira ou coisa séria?

Parte dos comentários nos vídeos de Wallex é tomada por piadas, mostrando que a maior parte das pessoas que acompanha o seu conteúdo leva a situação na brincadeira. Mas a situação pode ser mais grave do que parece. Em janeiro deste ano, o "Fantástico" exibiu uma reportagem sobre o cresimento do grupos neonazistas o Brasil em 270% nos últimos três anos. Estudiosos temem que presença online desse grupos transborde para ataques violentos.

A Antropóloga Adrina Dias, que se dedica à pesquisa de neonazismo no Brasil desde 2002, afirma que há 530 núcleos extremistas no país, reunindo até 10 mil pessoas. A falta de leis contra discursos de ódio causa obstáculos a aplicação de punições para as autoridades.

Vale lembrar que o nazismo foi um movimento político, liderado por Adolf Hitler, que se desenvolveu na Alemanha na década de 1920. É caracterizado pelo racismo, o antissemitismo e a eugenia, o que originou a Segunda Guerra Mundial. 

Tags

Notícias Relacionadas