Codecon intensifica fiscalização durante a Black Friday e emite 12 autos de infração
Preços foram monitorados desde o dia 16 de outubro
Foto: Ascom / Codecon
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), deflagrou no dia 16 de outubro a 'Operação Black Friday', com o objetivo de monitorar os preços dos produtos mais procurados, como celulares e eletrodomésticos. Nesta sexta-feira (29), dia oficial da Black Friday, 12 estabelecimentos foram autuados por publicidade enganosa. O valor da multa pode chegar a R$9 milhões.
Os autos foram emitidos após a constatação de que alguns produtos estavam com preços mais altos durante a ação promocional, embora fossem sinalizados com adesivos de desconto, o que viola as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Os agentes de fiscalização atuaram de forma intensiva em toda a cidade, verificando os produtos monitorados e atendendo às denúncias recebidas. Durante a segunda fase da operação, os agentes compararam os preços para garantir que os produtos com adesivos promocionais realmente apresentassem descontos. Além disso, verificaram a correta exposição dos preços, a higiene dos estabelecimentos, o cumprimento das ofertas e o atendimento às demais normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).