Cerca de 12 milhões de pessoas estão com dose reforço em atraso
Quantidade deve ser ainda maior já que a contagem foi realizada apenas com dados do começo deste mês, por conta dos problemas no sistema do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/Prefeitura de Juiz de Fora
O Brasil já chegou à marca de 12 milhões de pessoas atrasadas para tomar a dose reforço da vacina contra a Covid-19, de acordo com dados da Fiocruz. De acordo com o pesquisador Manoel Barral, a quantidade deve ser ainda maior, já que por conta dos problemas no sistema do Ministério da Saúde, os pesquisadores fizeram as contas com base nos dados disponíveis até o começo deste mês.
Até 8 de dezembro, 74,95% da população brasileira havia recebido a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19, 64,78% estava com esquema vacinal completo e 9,04% havia recebido a terceira dose do imunizante. Apenas 16% dos municípios conseguiram completar a aplicação de duas doses ou dose única da Janssen.
É importante lembrar que, conforme modificação realizada pelo Ministério da Saúde, quem tomou a segunda dose da vacina há pelo menos quatro meses, já pode receber a dose de reforço.