Notícias
Cidade
Casos de violência no Centro Histórico caem 50% em duas semanas, diz Sturaro

Casos de violência no Centro Histórico caem 50% em duas semanas, diz Sturaro

Coordenador da Prefeitura-Bairro da região, o ex-coronel da Polícia Militar afirma que a instalação de câmeras e atuação da Gaurda Municipal ajudaram na redução

| Autor: Matheus Lens*

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Após a repercussão dos casos de violência no Centro Histórico de Salvador, a prefeitura instalou quatro novas câmeras de videomonitoramento na Rua do Passo, local que registra 70% das ações delituosas do Pelourinho. Os novos equipamentos fazem parte da compra antecipada para auxiliar na segurança da região, afirmou ao Varelanet Humberto Sturaro, o ex-coronel da Polícia Militar e coordenador da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico.

Segundo ele, após ações da gestão municipal, os crimes reduziram naquela área reduziram 50%.

De acordo com Sturaro, um casarão que era utilizado como local de fuga para o Comércio teve sua passagem isolada como forma de evitar as ações. "[A compra de] Duzentas câmeras de segurança foi antecipada pela prefeitura. Dessas, quatro já foram instaladas e já estamos com link direto para monitorar a região. Outra ação feita foi escutar todos os moradores da Rua do Passo, para saber o que precisa ser feito pela Polícia Militar para inibir essas ações", disse.

Sob responsabilidade do 18° Batalhão de Polícia Militar, o Centro Histórico também está recebendo a intervenção da Guarda Municipal, com auxílio de outros patrulhamentos. "A prefeitura também vem colaborando, deixando à disposição do Estado 100 guardas municipais, 10 viaturas e 5 motociclistas para atender exclusivamente o Centro Histórico. Tudo isso resultou na redução da violência na região em 50% em apenas duas semanas, após a intervenção", afirmou Sturaro.

Vídeo: turistas e comerciantes falam sobre sobre segurança no Centro Histórico; assista
 

 

*Sob supervisão do editor Alexandre Santos

Tags

Notícias Relacionadas