Carnaval de Salvador recebe 11 milhões de pessoas e registra queda nos crimes violentos
Balanço da SSP aponta redução de roubos e furtos, além da prisão de 55 foragidos com uso de reconhecimento facial
Foto: Divulgação / SSP
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou um balanço do Carnaval de Salvador 2025, informando que cerca de 11 milhões de baianos e turistas passaram pelos três principais circuitos da folia. O levantamento inclui tanto os desfiles de pré-Carnaval quanto os seis dias oficiais de festa.
Um dos principais destaques foi a segurança do evento. Não houve registro de morte violenta durante o período, segundo a SSP. Além disso, o uso da tecnologia contribuiu para a captura de 55 foragidos da Justiça, identificados através do reconhecimento facial nos portais de abordagem. Os suspeitos eram procurados por crimes como roubo, tráfico de drogas, furto e dívida de pensão alimentícia.
A ferramenta também ajudou na localização de pessoas desaparecidas. Além disso, a polícia contabilizou 48 prisões em flagrante e identificou 37 detidos que estavam sob monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Redução da criminalidade e apreensões
Os dados da SSP apontam ainda uma redução de 33% nos casos de roubo e de 32% nas ocorrências de furto em comparação com o Carnaval de 2024. A operação policial também resultou na apreensão de cerca de 5.000 itens proibidos, incluindo facas e tesouras.
O balanço positivo reflete o investimento em segurança e tecnologia para garantir um Carnaval mais seguro para foliões e trabalhadores.