Caminhoneiros protestam contra aumento no preço do combustível em Feira
Na quinta-feira (10), a Petrobras reajustou preços da gasolina, diesel e gás de cozinha
Foto: Reprodução/TV Subaé
Nesta sexta-feira (11), um grupo de caminhoneiros protesta na Avenida Transnordestina, nas região do Anel Viário de Feira de Santana, cidade localizada a 100 km de Salvador. A manifestação é por conta da alta no preço da gasolina, que já alcança a média de R$ 6,79 nos postos do município.
A Petrobras reajustou na quinta-feira (10) os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha e novos valores para refinarias, valores já atualizados a partir desta sexta-feira (11).
Na Bahia, o abastecimento é feito pela Refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves (Rlam), que é privatizada. Na refinaria, o combustível custa 6,4% a mais do que o vendido pela estatal. A diferença em relação ao valor do diesel S-10 é menor, 2,66%. Por conta disso, o estado tem combustíveis com os preços mais caros do Brasil, em comparação com as refinarias da estatal.
Os manifestantes fecharam os dois trechos da via, o que provoca um longo engarrafamento na localidade, que dá acesso a outras rodovias de Feira. De acordo com os trabalhadores, não há previsão de quando será encerrado o ato.
O protesto ocorre de maneira pacífica, acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os agentes trabalham para liberar ao menos uma faixa em cada sentido da via, para tentar diminuir o congestionamento.
Na terça-feira (8), caminhoneiros e entregadores de delivery do município protestaram pela mesma motivação. O grupo fechou o Anel de Contorno, um dos locais de maior movimento na cidade.