Notícias
Brasil
UFRJ desmente Gracyanne Barbosa e afirma que a modelo nunca cursou Direito na universidade

UFRJ desmente Gracyanne Barbosa e afirma que a modelo nunca cursou Direito na universidade

A declaração da Faculdade Nacional de Direito viralizou nas redes sociais, uma vez que a ex-BBB atestava ter se formado no curso em 2006

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) negou que Gracyanne Barbosa teria se formado em Direito pela instituição. A declaração, que é uma das mais repetidas por ela, foi desmentida por meio de um comunicado da própria universidade, fixado no mural da Faculdade Nacional de Direito (FND), no Centro do Rio.

Confira o cartaz:

Com o título “FATO OU FAKE?”, o aviso diz que não há qualquer registro de matrícula ou documentação da ex-dançarina no sistema acadêmico da universidade, o SIGA, entre os anos de 1999 e 2010 — período citado por Gracyanne como sua trajetória acadêmica. O cartaz foi fotografado, divulgado pelo jornal Extra e confirmado por servidores da FND, a qual reforça que não existe sequer uma pasta física com documentos da ex-BBB, algo obrigatório para todos os estudantes da casa desde 1891.

“É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira) foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ”, afirma o aviso da instituição. A repercussão da descoberta levantou questionamentos jurídicos. Segundo o artigo 299 do Código Penal, declarar publicamente possuir um diploma inexistente pode configurar crime de falsidade ideológica, com penas que variam de um a cinco anos de reclusão.

Durante o programa e em diversas entrevistas anteriores, Gracyanne, de 41 anos, dizia com orgulho que havia passado em primeiro lugar no vestibular e se formado em 2006. Ela chegou a afirmar que foi homenageada pelos estudantes, com direito a camiseta estampada e foto no mural da faculdade, o que de fato aconteceu em 2018, quando a musa fitness foi lembrada informalmente por alunos do curso, que a colocaram entre personalidades como Clarice Lispector e Jorge Amado em uma edição especial das camisetas do centro acadêmico. A homenagem, no entanto, foi feita sem o aval da administração da faculdade.

Tags

Notícias Relacionadas