Saiba quais alimentos que podem fazer o bafômetro dar positivo
De acordo com um estudo publicado em 2016 no Journal of Analytical Toxicology, bananas maduras podem conter uma concentração de álcool de 0,4%
Foto: Andre Borges / Agência Brasília
Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos podem fazer com que o bafômetro mostre que você tem álcool no sangue, mesmo sem ter bebido. Isso acontece porque certos alimentos têm substâncias que, ao serem processadas pelo corpo, podem ser confundidas com álcool. É bom saber quais alimentos podem afetar o bafômetro para evitar problemas, especialmente antes de dirigir.
De acordo com um estudo publicado em 2016 no Journal of Analytical Toxicology, as bananas maduras podem conter uma concentração de álcool de 0,4%. Bananas e maçãs, podem fermentar naturalmente e liberar pequenas quantidades de álcool. Esse processo é mais comum quando as frutas estão muito maduras.
Em entrevista com a nutricionista Grazielle Reis, ela explicou quais são os alimentos mais conhecidos por causarem resultados positivos em testes de bafômetro. A profissional pontua que diversos alimentos e bebidas podem influenciar os resultados de um teste de bafômetro, mesmo que as pessoas não tenham ingerido bebidas alcoólicas. Por exemplo, alimentos fermentados como pão fresco, frutas maduras e certos sucos de frutas podem conter pequenas quantidades de álcool devido ao processo natural de fermentação. Além disso, doces ou chicletes com alto teor de açúcar também podem resultar em leituras errôneas, pois o açúcar pode fermentar na boca e produzir compostos semelhantes ao álcool.
Grazielle afirmou que a ingestão de alimentos que contêm álcool pode, de fato, interferir nos testes, destacando que alimentos como sobremesas flambadas, molhos preparados com vinho ou cerveja, e até mesmo certos medicamentos à base de álcool, podem influenciar os resultados do bafômetro. Ela explicou que, embora a quantidade de álcool nesses alimentos seja geralmente baixa, pode ser suficiente para ser detectada, especialmente se consumidos pouco antes do teste. Segundo Grazielle, "consumiu, foi dirigir e aí fez o teste do bafômetro, pode ocorrer sim de detectar."
Suplementos alimentares e alguns medicamentos também podem influenciar o bafômetro, especialmente aqueles que contêm ervas ou compostos fermentados. A profissional da saúde ressalta que certos suplementos alimentares, particularmente os que contêm álcoois de açúcar como xilitol e sorbitol, além de medicamentos como xaropes para tosse à base de álcool, "podem sim causar um teste positivo". Grazielle também alerta que "enxaguantes bucais e sprays para a boca, aqueles que contêm base alcoólica, podem sim interferir no resultado."
Alimentos a evitar
Para a especialista, os alimentos a serem evitados antes de dirigir, para garantir resultados precisos, caso o motorista passe por um teste de bafômetro, incluem "Alimentos fermentados como pães, frutas maduras, doces muito açucarados, chicletes, enxaguantes bucais, vinagres ou sobremesas que contenham álcool. Além disso, como mencionado anteriormente, medicamentos que contenham álcool também devem ser evitados."
Recomendação
Questionada sobre quais recomendações específicas seguir para evitar interferências nos resultados do bafômetro, Grazielle Reis explica: “É importante esperar pelo menos de quinze a trinta minutos entre a ingestão desses alimentos e a realização do teste". Grazielle também ressaltou que, ao estar em um ambiente social, como uma roda de amigos ou um barzinho, e consumir esses alimentos, é ideal "esperar pelo menos de quinze a trinta minutos" para que o efeito do álcool seja reduzido no organismo antes de dirigir.