Notícias
Brasil
Repatriados da Faixa de Gaza aproveitam paz, ainda que preocupados com família

Repatriados da Faixa de Gaza aproveitam paz, ainda que preocupados com família

"A gente acordou aqui com o barulhinho do passarinho. Lá não existe isso. Só existe o bombardeio"

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Após mais de um mês na espera da repatriação, os 34 brasileiros que chegaram ao Brasil na última segunda-feira (13) relataram alívio ao poder escapar da Faixa de Gaza, que sofre com bombardeios diários de Israel desde o ataque do Hamas há mais de um mês. 

Os portões de Rafah, que separam o território Palestino com o Egito foi aberto apenas há algumas semanas, mas só puderam passar pessoas com dupla cidadania e feridos para serem tratados. 

A Agência Brasil conversou com alguns dos brasileiros repatriados, que comentaram que apesar do alívio de estarem em segurança, estão preocupados com os familiares que não conseguiram deixar o território que está sob ataque constante. 

“A gente não imagina que vai aguentar [...] Só ficamos ouvindo bombas, aviões e ataques por cima”, relatou Mahmoud Abuhaluoub, um dos repatriados, sobre momentos tensos vividos no território Palestino, mas completou com alívio: “Brasileiros sempre dizem que Brasil é terra de paz. Hoje entendi essa palavra”

Já Shahed Albanna, uma adolescente de 17 anos, disse: “Estou mais calma. Mas queria compartilhar essa felicidade com quem amamos”, lembrando dos amigos que ficaram na Faixa de Gaza.

Tags

Notícias Relacionadas