Rede Bandeirantes cancela programa de rádio no RS por discurso de ódio
Programa estava sendo local de falas xenofóbicas contra os palestinos
Foto: Divulgação
A Rede Bandeirantes decidiu cancelar um programa de rádio que era transmitido no estado de Porto Alegre. O “Hora Israelita”, estava no ar desde o ano de 1946, e foi retirado da programação após os apresentadores destilarem discursos de ódio contra os palestinos.
A jornalista Deborah Srour, chamou os palestinos de “animais”, afirmou que não tem inocentes em Gaza e que o Exército israelense deveria exterminá-los.
A equipe do programa publicou uma nota nas redes sociais sobre o ocorrido;
"No momento que o povo judeu passa pelo período mais grave desde o Holocausto, na manhã de sábado (28/10), fomos informados pela emissora Bandeirantes de Porto Alegre, em uma reunião online com três membros da sua direção local, que o programa Hora Israelita não poderá mais ser transmitido pela emissora, rompendo o contrato. Em razão dos comentários de uma de nossas correspondentes, cuja opinião é pessoal, a emissora justificou a rescisão contratual de forma unilateral", disse a equipe em nota.
A Band também se posicionou sobre o ocorrido;
“A Rádio Bandeirantes de Porto Alegre reitera, de forma enfática, seu compromisso inabalável com a responsabilidade jornalística e os princípios democráticos que regem o exercício da comunicação. Programas, mesmo que independentes e de responsabilidade de terceiros, devem observar e cumprir esses princípios e se responsabilizar pelos conteúdos que veiculam os quais não têm a ver com a liberdade de imprensa que tanto prezamos. Nossa emissora repudia , por parte de qualquer um, qualquer forma de discurso de ódio, preconceito e desinformação, conforme prega nossa Constituição.”, disse a Rede Bandeirantes em nota.