Moradores de comunidade no Piauí relatam cobrança indevida na conta de água
Além das altas taxas, as comunidades sofrem com falta de estrutura da rede de abastecimento
Foto: Reprodução/Distribuidora Campeão
Moradores de comunidades rurais de Sussuapara, no Sul do Piauí, estão denunciando uma cobrança indevida na conta de água. De acordo com eles, a tarifa cobrada está sendo 30 vezes maior do que o valor habitual e da falta de abastecimento na região.
De acordo com um agricultor da localidade, no período não houve aumento no consumo de água que justifique a cobrança.
"Não tenho condições de pagar de jeito nenhum. O salário que tenho dentro de casa é apenas meu aposento. Não tive aumento nenhum no consumo, não tenho criatório ou piscina, meu único consumo é o de dentro de casa", afirmou.
Outros moradores da região, alegaram que os valores cobrados são indevidos e abusivos.Na localidade Paqueta, mais pessoas reclamaram dos valores altos taxados dentro das faturas e afirmaram que esses abusos são frequentes.
"A comunidade está enfrentando esse problema de contas exorbitantes, de três meses atrás e nós não temos condições. Não somos contra pagar nossas contas, somos pessoas humildes, mas esses valores são muito altos", declarou outra moradora.
Os moradores também denunciaram que as comunidades sofrem com uma falta de estrutura da rede de abastecimento, entre canos expostos e remendados com borracha, hidrômetros com vazamento, além da caixa de água da comunidade sem tampa, exposta a impurezas.
Desde o ano passado, a Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) se responsabilizou pelo abastecimento nas zonas rurais, mas de acordo com os moradores da comunidade, não aconteceu nenhuma melhoria na prestação do serviço. Buscando soluções para os problemas, os moradores fizeram um abaixo-assinado para cobrar a correção das contas e melhorias no sistema de abastecimento.
"O mais urgente é a tubulação. A tubulação é muito ruim, muito antiga, tem quase 30 anos e a gente quer que isso seja resolvido urgente", declarou a responsável pelo abaixo-assinado.
A Agespisa informou, em nota, que começou a trabalhar na cidade há cerca de um ano e que segue na fase de adequações e ajustes. A empresa confirmou que reavaliou várias faturas de água com valores elevados e que continua a reavaliar todos os casos para tomar as providências necessárias. Em relação às tubulações, a Agespisa esclareceu que a rede de distribuição de água foi implantada durante a gestão municipal do sistema e que fará as devidas adequações.
A prefeitura de Sussuapara alegou que por causa da insatisfação da população, resolveu começar com o processo de rescisão do contrato de concessão do sistema de abastecimento de água do município, de modo a gerir novamente o sistema.