Notícias
Brasil
Membros do Governo Federal se reúnem para debater sobre nova Política Nacional de Inteligência

Membros do Governo Federal se reúnem para debater sobre nova Política Nacional de Inteligência

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (4)

| Autor: Redação

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governo federal aprovou uma proposta de atualização da Política Nacional de Inteligência (PNI), em vigor desde 2016, com o objetivo de adequá-la às novas demandas de segurança e garantir maior transparência no sistema. Durante reunião do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin) nesta quarta-feira (4), foi definida a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de redefinição da Estratégia Nacional de Inteligência nos próximos 120 dias.

A reestruturação da PNI busca atender às necessidades atuais do Brasil, abordando temas como proteção do Estado Democrático de Direito, combate ao extremismo violento e à desinformação, e a segurança das informações sensíveis. Segundo Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da ABIN, o novo marco pretende reforçar a eficiência da inteligência nacional e a capacitação dos órgãos envolvidos, com maior controle social e foco na proteção da soberania nacional.

A proposta de reformulação, que vem após a reestruturação do Sisbin, tem como base os acontecimentos recentes, como o ataque aos Três Poderes em 2023, e a necessidade de reposicionar instituições como a ABIN no cumprimento do seu papel de Estado. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância de reconstruir a política de inteligência, assegurando que os órgãos do sistema atuem de maneira independente e em defesa da democracia e da legalidade.

Tags

Notícias Relacionadas