FAB intercepta avião que voava de forma irregular em território brasileiro
O piloto não foi identificado
Foto: Divulgação/FAB
Agentes da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram a interceptação de uma aeronave que estava sobrevoando clandestinamente pelo território brasileiro, durante a tarde desta quarta-feira (23). Segundo os especialistas, o avião de pequeno porte era um monomotor de modelo PA-28 Cherokee.
Ainda segundo os agentes da FAB, a aeronave vinha do Peru e não possuia um plano de voo autorizado pelas autorisdades brasileiras. O monomotor foi identificado através de radares utilizados pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra). O Avião foi interceptado por volta das 10h50, quando estava sobrevoando sobre o território pertencente ao estado do Amazonas, a aproximadamente 700km de Manaus.
Segundo os agentes presentes na operação, os militares realizaram diversos pedidos para que o piloto se identificasse e pousasse ou alterasse sua rota de voo, porém, como os pedidos não foram atendidos pelo piloto do monomotor, os agentes da FAB realizaram disparos de aviso, o que forçaram o piloto a realizar um pouso forçado.
Antes de fugir, o piloto pôs fogo na própria aeronave para poder apagar provas contra sua identidade. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF). O chefe do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), major-brigadeiro João Campos Ferreira Filho afirmou em nota que a ação rápida só foi possível graças a tecnologia que auxiliou a FAB a localizar o monomotor.
“As tecnologias de monitoramento embutidas em nossos radares, juntamente com a prontidão das tripulações e controladores, aumentam a nossa capacidade de mapear as rotas dos traficantes e agir para impedir que a droga chegue em seu destino”, afirmou ele.