Entenda como aconteceu a cerimônia judaica para enterro de Silvio Santos
Cerimônia ocorreu no domingo (18), com a presença de familiares
Foto: Lourival Ribeiro / SBT
O sepultamento do apresentador Silvio Santos foi realizado no último domingo (18), seguindo as tradições judaicas, assim como solicitado por Silvio. A cerimônia despertou a curiosidade dos fãs do ícone da televisão brasileira, que não conseguiram se despedir do ídolo.
Ainda em vida, Silvio alertou aos seus familiares que não gostaria desse momento de luto, diante da sua morte, e por esse motivo, optou pelo enterro seguindo as instruções da religião que praticava.
Segundo informações da associação do cemitério israelita de São Paulo, quando o indivíduo vem a óbito, a família deve acionar o grupo de judeus para tratar dos cuidados com o falecido: primeiro, o corpo é lavado, e depois é envolvido em mortalhas brancas, representando a purificação, humildade e pureza.
O sepultamento deve ocorrer no mesmo dia da morte. Se o falecimento ocorrer no sábado, dia de descanso para os judeus e no qual os enterros são proibidos, como foi o caso de Silvio, a cerimônia deverá acontecer no dia seguinte. O apresentador morreu na madrugada de sábado (17) e foi enterrado na manhã do domingo (18).
Depois, o corpo é colocado no caixão fechado, pois, de acordo com a tradição judaica, é um desrespeito o falecido ser velado em caixão aberto. Assim, ele deve ser sepultado o mais breve possível, para a alma conseguir repousar.
A cerimônia de sepultamento é feita sem ornamentação de flores no local e no caixão porque todos devem ser tratados de forma igual durante a morte. Além disso, os judeus entendem que a ostentação serve para cultuar os mortos.
Durante o enterro judaico, hinos de louvor a Deus são cantados e salmos são lidos. Ocorrem também discursos de pessoas queridas, como os dos parentes e familiares. Ao sair do cemitério, os familiares devem lavar as mãos para simbolizar que a vida é mais forte do que a morte. Em sinal de manutenção dos laços com o parente, as mãos devem secar naturalmente, sendo proibido o uso de toalha.