Notícias
Brasil
Deputado do PL tenta proibir camisa vermelha na Seleção

Deputado do PL tenta proibir camisa vermelha na Seleção

Nova camisa será utilizada na Copa do Mundo de 2026

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), que prevê o uso obrigatório das cores oficiais da bandeira brasileira para qualquer entidade pública ou privada que represente o Brasil. Com isso, os produtos e uniformes produzidos para representar o país estarão restringidos à fabricação nas cores verde, amarelo, azul e branco.

No X, antigo Twitter, o parlamentar criticou a decisão. “Nem nossa bandeira, nem nossos uniformes, nem p* nenhuma do nosso país será vermelha!”.

Segundo o deputado, a decisão veio após o anúncio feito pela marca esportiva Nike de que o segundo uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 será vermelha e fornecida pela marca Jordan, do ícone do basquete Michael Jordan. Imagens oficiais do novo uniforme ainda não foram divulgadas.

O projeto pede a aplicação das regras estabelecidas para delegações esportivas, missões diplomáticas e consulares, delegações científicas, tecnológicas ou culturais, entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais, organizações da sociedade civil que atuem mediante convênio, parceria ou contrato com a administração pública federal. Em caso de descumprimento das regras, essas entidades estariam sujeitas a sansões, advertências e poderiam ser proibidas de representar o Brasil pelo período de 4 anos.

“Além de reforçar a coesão e o patriotismo, essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história”, afirma o texto do projeto.

Tags

Notícias Relacionadas