Mulher morre depois de ser picada por escorpião em Vitória da Conquista
Vítima foi tratada com soro, mas não resistiu ao veneno. Veja como se proteger
Foto: Reprodução/ Buntantan
Roberta Ferreira, de 27 anos faleceu nesta última quarta-feira (8) em Vitória da Conquista, no sul do estado após ser picada por um escorpião que estava escondido em suas roupas.
Segundo o G1, o corpo da jovem foi sepultado hoje (9) em Anagé, município onde Roberta nasceu. Ainda segundo o portal, Roberta foi socorrida e levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e depois levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde foi tratada com soro antiescorpiõnico, mas não resistiu ao veneno.
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado da Bahia, 15 pessoas foram picadas por escorpiões, e morreram por causa do veneno entre os meses de janeiro e agosto de 2023. Feira de Santana lidera o ranking com 780 casos Modosde picadas por escorpião somente neste ano.
Modos de Prevenção:
De acordo com o G1, nas zonas urbanas, os escorpiões se alimentam principalmente de baratas, e são geralmente encontrados em locais onde há o acúmulo de lixo. Algumas formas de prevenção são evitar acúmulo de entulhos, folhas e fechar bem os lixos para evitar baratas, usar soleiras em portas e janelas, tampar bem os ralos de pias e esgotos e afastar camas e berços das paredes.
Em caso de picada, o local vai apresentar vermelhidão, formigamento e suor no local da picada. Outros sintomas são náuseas, tontura, agitação extrema e muita produção de saliva. É importante ir ao hospital imediatamente.