Morre fotógrafa e ativista de causas indígenas Mbeni Waré
Mbeni Waré era estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A fotógrafa Mbeni Waré Costa Lacerda, filha do líder indígena Ailton Krenak e da indigenista Rosa Costa, morreu aos 38 anos no domingo (11), em Salvador. O sepultamento aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (12).
Mbeni também era ativista das causas indígenas e estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ela estava realizando um tratamento contra câncer no fígado e fez uma cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito.
Integrantes do Projeto Culturas de Antirrascimo da América Latina, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac) e os seus pais lamentaram o falecimento sua partida precoce e postaram uma nota de falecimento.
"Nós, comunidade acadêmica do IHAC, ficamos consternados com a partida física de Mbeni Waré Costa Lacerda. Militante da causa indígena, fotógrafa, estudante do BI em Artes e participante do Grupo de Pesquisa em Ecologia Política, Mbeni nos brindou em vida com afeto e força. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Mbeni, presente!", diz a nota.
Mbeni chegou a iniciar os cursos de Cinema e Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, mas não concluiu.