Jerônimo Rodrigues se reúne com Lula para tratar de segurança pública
Estavam presentes os representantes de todos os estados brasileiros
Foto: Henrique Raynal/Casa Civil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu na última quinta-feira (31) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar sobre a atuação da União nas ações de segurança pública.
Na ocasião, Jerônimo defendeu que “a criação de uma política pública unificada de segurança perpassa por esse tipo de discussão estratégica, para somar visões e prioridades regionais em torno de um objetivo comum”.
Jerônimo, que estava acompanhado do secretário de segurança pública do estado, Marcelo Werner, e da administração penitenciária e ressocialização, José Castro, disse que a reunião foi útil para que as necessidades específicas de cada estado fossem colocadas.
“Agora, tanto no âmbito do Consórcio Nordeste, quanto junto a todos os governadores do Brasil, com o suporte dos secretários de Segurança Pública, iremos analisar a proposta. Nossa meta é devolver ao presidente um plano articulado para um pacto nacional de segurança pública, que integre as demandas de cada estado,”, disse Rodrigues.
Na reunião foram apresentados detalhes da PEC que propõe inserir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição Federal. A inclusão irá permitir que a União estabeleça diretrizes nacionais de segurança e para o sistema prisional, alinhando assim o trabalho dos estados com um planejamento centralizado.
No início da reunião, o presidente Lula enfatizou a importância de um diálogo aberto. “Eu queria que essa reunião fosse uma reunião em que os governadores não tivessem nenhuma preocupação de falar aquilo que entenderem que devam falar. É uma reunião em que não existe censura, não existe impedimento de cada um dizer aquilo que pensa, aquilo que ele acha que é verdade e, sobretudo, também fazer alguma proposta de solução para que a gente possa dar encaminhamento nesse assunto”, disse Lula.
Jerônimo falou, durante o seu discurso, sobe a importância do Consórcio Nordeste: “o objetivo do Consórcio Nordeste é construir um ambiente que não seja afetado por qualquer manifestação de aspectos político-partidários ou concepção ideológica. Esse é um tema de extrema importância, é um tema de Estado, um tema da população brasileira, e estamos dispostos a nos darmos as mãos para criarmos essa agenda ampla de segurança pública”.
O governador do estado explicou sobre a estratégia que acontece na Bahia. “Na Bahia, tratamos a segurança pública com a premissa dos três I(s): I da Inteligência, que é fundamental para traçarmos estratégias, I de Integração das Forças, também muito importante para mantermos unidade, e I de Investimentos. Acredito que da mesma forma isso valha para o Governo Federal, para que, com a mão mais forte da União, possa somar esforços com os Estados. Quero agradecer ao presidente Lula e ao ministro Lewandowski por nos trazerem até aqui para construirmos, juntos, esse ambiente de elaboração de um pacto federativo em torno da paz no estado brasileiro”, afirmou.