Notícias
Bahia
Confira tudo que os eleitores precisam saber antes de votar neste domingo (6)

Confira tudo que os eleitores precisam saber antes de votar neste domingo (6)

As eleições acontecem neste domingo (6)

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/ SPMJ

Mais de 11 milhões de eleitores baianos estão prontos para comparecer às urnas neste domingo (6) para eleger prefeitos e vereadores por todo o estado. Ao todo, serão 9 mil locais de votação, com cerca de 39.765 urnas estão espalhadas por todo a Bahia. Os eleitores escolherão dois candidatos: um para prefeito e outro para vereador e os novos eleitos vão  assumir seus cargos a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Além disso, as urnas usadas neste ano serão do modelo 2022, substituindo as de 2011. Fabricadas em 2023, elas possuem um design atualizado e maior capacidade de processamento, o que torna o processo eleitoral ainda mais eficiente e agilizado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que o Brasil já possui um dos sistemas de votação mais informatizados do mundo, e a expectativa é que o pleito de 2024 seja ainda mais moderno e seguro.

Para garantir que os eleitores estejam bem informados, é fundamental estar atento a alguns detalhes importantes sobre o dia da votação. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.Para quem completa 18 anos entre o primeiro e o segundo turno e já possui o título de eleitor deverá votar apenas no segundo turno, caso ainda não tenha votado no primeiro. Aqueles que ainda não possuem o título eleitoral não poderão participar da votação.

Para saber o local exato de votação, o aplicativo e-Título, disponível até o dia 5 de outubro, oferece informações como zona eleitoral, seção e situação do título. O site do TSE também disponibiliza essas informações, além de certidões de quitação eleitoral e consulta de multas. Assim, com tecnologia avançada e um sistema eleitoral robusto, a expectativa é que a eleição de 2024 transcorra de maneira tranquila e transparente, garantindo o exercício democrático para milhões de eleitores na Bahia.

Tags

Notícias Relacionadas