Notícias
Bahia
Bahia reduz desemprego, mas continua com a segunda maior taxa do Brasil

Bahia reduz desemprego, mas continua com a segunda maior taxa do Brasil

Taxa de desocupação na Bahia ficou em 9,7% no 3º trimestre de 2024

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A taxa de desemprego na Bahia foi de 9,7% no 3º trimestre de 2024. Ela sofreu uma queda em relação à do 2º trimestre (que havia sido 11,1%) e foi a menor para um 3º trimestre em todos os 12 anos da série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012.

Em sequência ao trimestre anterior, o indicador mostrou um segundo recuo consecutivo e, mesmo considerando todos os trimestres (não apenas os 3ºs), foi a segunda taxa de desocupação mais baixa para o estado em toda a série histórica, acima apenas da registrada no 4º trimestre de 2013 (9,1%). Os dados foram divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (22).

Mesmo com a queda, a Bahia se manteve como a 2ª maior taxa de desocupação do país, abaixo somente da registrada em Pernambuco (10,5%). Segue bem acima da nacional (6,4%) e equivalendo a mais de quatro vezes a verificada em Rondônia, que tem a menor taxa de desocupação do Brasil (2,1%).

A capital baiana registrou, no 3º trimestre deste ano, uma taxa de desocupação maior do que a do estado como um todo (11,0%). O indicador também caiu frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 15,0%) e foi o mais baixo para um 3º trimestre desde 2012, quando havia sido de 9,6%.

Os números colocam Salvador como a maior taxa de desocupação entre as capitais brasileiras pelo quinto trimestre consecutivo.

Tags

Notícias Relacionadas