Arquivo Público de Salvador reabre com palestras e visita guiada
A reabertura também celebra a requalificação do prédio, que possui nove andares e vista para a Baía de Todos-os-Santos
Foto: Divulgação Luan Teles/ Ascom Secult
O Arquivo Público de Salvador reabriu suas portas nesta quarta-feira (11), disponibilizando ao público um acervo histórico com mais de 4 milhões de documentos, datados do século XVI até os dias atuais. Localizado no bairro do Comércio, o espaço passou por um processo de restauração e conta agora com um sistema avançado de proteção contra incêndios, semelhante ao do Vaticano. Para marcar a reabertura, atividades como visitas guiadas, palestras e discussões estão sendo realizadas até sexta-feira (13).
A partir de segunda-feira (16), o público poderá agendar visitas pelo e-mail arquivopublico@salvador.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3202-7690. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 15h.
O acervo, reconhecido como um dos mais valiosos da América Latina, inclui documentos textuais, iconográficos, cartográficos e audiovisuais, como a certidão de batismo de Catarina Paraguaçu (1528), provisões reais de 1624 e atas da Câmara Municipal de Salvador, declaradas patrimônio da Memória do Mundo pela Unesco.
A reabertura também celebra a requalificação do prédio, que possui nove andares e vista para a Baía de Todos-os-Santos. Segundo Walter Júnior, subsecretário da Secult, futuros concursos públicos serão realizados para fortalecer a equipe do Arquivo, cuja missão é atender a pesquisadores, intelectuais, estudantes e o público em geral, promovendo o acesso à memória histórica de Salvador.
A arquivista Adriana Pacheco e a turismóloga Simone Costa destacaram o esforço coletivo envolvido na preservação do acervo e no desenvolvimento de técnicas inovadoras para sua restauração. Segundo Costa, o trabalho representa a dedicação de diversas pessoas comprometidas com a memória da cidade.