ALBA aprova reajuste salarial de até 22% para forças de segurança da Bahia
Proposta do governo Jerônimo Rodrigues (PT) foi aprovada por unanimidade
Foto: Ascom-PC/Haeckel Dias
Nesta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, por unanimidade, o reajuste salarial para servidores da Segurança Pública. A proposta, enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), foi dividida em três projetos de lei e contou com apoio conjunto das bancadas governista e de oposição.
Os projetos contemplam policiais militares (praças e oficiais), bombeiros militares e servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). De acordo com o texto, os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros terão um ganho médio de 14,76% entre os anos de 2025 e 2026, considerando o soldo e a Gratificação de Atividade Policial Militar (GAPM).
Servidores da carreira de agente penitenciário terão um reajuste médio de 13,29% no mesmo período, resultado da reestruturação do vencimento básico, ajustes de interstício e um acréscimo de 4% em março de 2026 sobre a remuneração total.
A proposta também vai unificar o valor do auxílio-fardamento para praças e oficiais em R$ 251,16, além de ampliar os percentuais da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), conforme a função exercida.