UBS de Salvador realizam mais de 1,1 milhão de atendimentos em 2024
Serviços de ginecologia, realização de curativos, consultas para acompanhamento de doenças crônicas e atendimento odontológico foram os mais procurados
Foto: Bruno Concha / Secom PMS
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador já realizaram este ano mais de 1 milhão de procedimentos e mais de 600 mil atendimentos domiciliares. Os atendimentos mais procurados incluem os serviços de ginecologia, com foco na colocação e retirada do DIU, realização de curativos, consultas para acompanhamento de doenças crônicas e atendimento odontológico.
Augusto Vidreira, coordenador de Saúde Básica, destacou as melhorias realizadas na rede para agilizar o acesso e humanizar o atendimento. “Implantamos novas unidades de saúde, contratamos mais profissionais, reformamos e ampliamos as UBS, e investimos em novos equipamentos para agilizar o atendimento e qualificar os serviços. Nosso objetivo é garantir que todos os residentes de Salvador tenham acesso a uma saúde de qualidade, com atendimento rápido e pouca espera. Os resultados desses investimentos mostram que estamos no caminho certo, mas seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais”, disse.
Anderson Murtha, gerente da UBS Vila Matos, destaca que o atendimento domiciliar é um reforço essencial no cuidado contínuo, principalmente aos pacientes idosos. “Muitas pessoas não sabem que existe essa possibilidade de atendimento domiciliar. As visitas, organizadas por meio de um cronograma e contato prévio, incluem troca de receitas, encaminhamentos ao Telessaúde e Cras, além da avaliação de curativos. O impacto é muito positivo e evita a sobrecarga das Upas e hospitais”, explicou Murtha.