SMS oferece serviços de prevenção e acompanhamento para ISTs em Salvador
Após o diagnóstico, as pessoas são encaminhadas para o tratamento adequado
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a fim de reforçar os cuidados preventivos e o tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), está disponibilizando na rotina das unidades de saúde de Salvador os serviços de prevenção, tratamento e acompanhamento.
As ações de prevenção são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas dignosticadas com IST's. É possível ter acesso aos medicamentos anti-HIV conhecidos como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Os serviços estão disponíveis por demanda aberta nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) da Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Bonfim).
“Algumas ISTs podem não ter sintomas aparentes, por isso é necessário observar os sintomas apresentados pelo corpo e garantir cuidados, como o uso do preservativo nas relações sexuais. É importante que a população tenha clareza de que a prevenção é sempre a primeira e responsável opção, e que rede municipal está pronta para acolhê-la, oferecendo cuidados e acompanhamento para possibilitar uma vida saudável”, disse a gerente da Atenção Especializada à Saúde da SMS, Helena Lima.
Além disso, estão disponíveis também: testagens contra HIV, dose contra o HPV, acompanhamento e tratamento. Neste ano, uma média de oito mil pessoas com HIV utilizaram os serviços de acompanhamento da rede. A SMS contabilizou, no primeiro semestre de 2024, 215 casos positios para hepatites e 2.313 casos de sífilis.