NotíciasSaúdeSalvador registra primeiro caso com suspeita de intoxicação por metanol

Salvador registra primeiro caso com suspeita de intoxicação por metanol

Este seria o segundo de toda a Bahia, que também tem uma suspeita em Feira de Santana

| Autor: Redação/Varela Net
Garrafas de bebidas destiladas

Garrafas de bebidas destiladas |Foto: Reprodução/Freepik

Nesta sexta-feira (3), Salvador registrou, o seu primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol relacionada ao consumo de bebida alcoólica adulterada, segundo divulgou o Ministério da Saúde. O caso ainda está em investigação e não se trata de óbito confirmado — amostras biológicas já foram coletadas e serão analisadas em até sete dias para confirmação ou descarte da hipótese.

Na Bahia, o primeiro caso suspeito investigado ocorreu em Feira de Santana, onde um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta-feira após atendimento na UPA da Queimadinha. A vítima, identificada como Marcos Evandro Santana da Costa, tinha histórico de dependência alcoólica e foi encontrada com alteração no nível de consciência.

Até as 16h desta sexta-feira, o Ministério da Saúde contabilizou 113 notificações de intoxicação por metanol no Brasil, das quais 11 já foram confirmadas, e outras tantas seguem sob investigação — 12 casos evoluíram para óbito em diferentes estados. Dentre os registros, a Bahia responde por dois casos em investigação: o de Salvador e o de Feira de Santana. 

Diante da situação, autoridades baianas emitiram orientações às unidades de saúde para vigilância e notificação imediata de casos compatíveis com intoxicação por metanol. O Ministério da Saúde também adquiriu doses de etanol farmacêutico para uso como antídoto e reforço nos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tags

Notícias Relacionadas