NotíciasSaúdePoliomielite: Vacina em gotinhas é substituída por dose injetável

Poliomielite: Vacina em gotinhas é substituída por dose injetável

Substituição começa nesta segunda-feira (4)

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Prefeitura de Cascavel

O Ministério da Saúde vai substituir a partir desta segunda-feira (4) as duas doses de reforço da VOPb (vacina oral poliomielite bivalente) por uma dose de vacina injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). O esquema vacinal contra a poliomielite será exclusivamente com a VIP.

Atualmente, a criança recebe três doses da VIP: aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOP, gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de vida. Confira como fica o novo esquema vacinal com a injetável:

-Primeira dose aos 2 meses;
-Segunda dose aos 4 meses;
-Terceira dose aos 6 meses;
-Reforço aos 15 meses.

O Ministério da Saúde reforçou ainda que o Zé Gotinha irá continuar atuando em prol da vacinação. A substituição pela vacina injetável segue uma tendência mundial. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explicou que o uso da vacina em gotinhas foi muito importante, visto que o Brasil está há 34 anos sem a doença.

"A vacina oral era excretada nas fezes de quem recebia o imunizante. E quando a gente vacinava milhares de crianças, esse vírus era eliminado na comunidade e acabavam imunizando indiretamente mesmo aqueles que não apareciam nas campanhas. A vacina oral atingia vacinados e não vacinados, levando a uma ampla vacinação", explicou.

Além disso, ele alerta para o novo esquema de vacinação.  "Não há mudanças no esquema de prevenção. As crianças precisam ser vacinadas. A paralisia só ocorre em quem não tem vacina", disse.
 

Tags

Notícias Relacionadas