NotíciasSaúdePacientes com diagnóstico de câncer de pele participarão de estudo mundial para vacina contra a doença

Pacientes com diagnóstico de câncer de pele participarão de estudo mundial para vacina contra a doença

A vacina utiliza uma tecnologia semelhante à empregada nas vacinas contra a COVID-19, mas é inovadora por ser personalizada para cada paciente

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Getty Images/iStockphoto

Pacientes diagnosticados com câncer de pele na Bahia poderão participar de um estudo mundial que avalia a eficácia de uma vacina para o câncer de pele não melanoma do tipo escamo celular. Realizado em diversos países, o estudo busca comprovar a segurança e a eficácia do tratamento para sua aprovação comercial.

A vacina utiliza uma tecnologia semelhante à empregada nas vacinas contra a COVID-19, mas é inovadora por ser personalizada para cada paciente. Ensaios preliminares com melanoma indicam que o tratamento fortalece o sistema imunológico no combate ao câncer.

O estudo incluirá pacientes com carcinoma escamo celular localmente avançado, candidatos à cirurgia. Eles poderão receber uma imunoterapia já aprovada, chamada pembrolizumabe, associada ou não à V940, uma terapia imune personalizada, antes da cirurgia, visando reduzir os tumores e facilitar procedimentos menos invasivos.

Na Bahia, o ETICA Pesquisa e Ensino, em Salvador, conduzirá o projeto, liderado pelo Dr. Iuri Santana. Interessados passarão por um processo de seleção, e o deslocamento de pacientes do interior será custeado.

Segundo o INCA, o câncer de pele é o mais comum no Brasil, com tumores não melanoma representando 31,3% dos casos.

Tags

Notícias Relacionadas