MPOX: OMS não aconselha lockdown
Órgão declarou doença uma emergência em saúde pública
Foto: OMS/divulgação
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a mpox uma emergência em saúde pública, surgiram, nas redes sociais, muitos comentários acerca de uma possibilidade de lockdown. Porém, a organização não aconselhou que os estados-membros implementem nenhum isolamento social.
No último dia 13, Tedros Adhanom, declarou uma emergencia global da doença. Porém, em nenhum momento, dos 53 minutos do vídeo, o lockdown é recomendado. “A OMS vem trabalhando para conter o surto de mpox na África e alertando que o cenário é algo que deve preocupar a todos nós”.
Dois dias após, diante de um caso da nova variante registrado na Suécia, Tedros avaliou e reforçou a necessidade de que todos os governos trabalhassem de forma conjunta para combater o vírus.
“Encorajamos todos os países a ampliar a vigilância, compartilhar dados e trabalhar para compreender melhor a transmissão; a compartilhar ferramentas como vacinas; e a aplicar as lições aprendidas em emergências de saúde pública de interesse internacional anteriores”, escreveu no X.