NotíciasSaúdeGestantes poderão assistir crescimento do feto por ultrassom no celular

Gestantes poderão assistir crescimento do feto por ultrassom no celular

A tecnologia realiza a captura de imagens contínuas e está em desenvolvimento para que, por meio de uma inteligência artificial, os dados sejam transmitidos para um aplicativo disponível em smartphones

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

No conforto de casa! Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo adesivo do tamanho de um selo postal, que irá permitir que mulheres gestantes acompanhem o crescimento do bebê por ultrassom durante 48 horas. 

A tecnologia realiza a captura de imagens contínuas e está em desenvolvimento para que, por meio de uma inteligência artificial, os dados sejam transmitidos para um aplicativo disponível em smartphones.

Os dispositivos têm cerca de 3 milímetros de espessura e os cientistas esperam que eles sejam disponibilizados em lojas e farmácias dos Estados Unidos em breve. Xuanhe Zhao, professor de engenharia mecânica da universidade e um dos idealizadores do projeto, sugere que a tecnologia seja utilizada uma vez por semana, por motivos de segurança.

“Nós idealizamos que os adesivos possam ser usados em várias partes do corpo. Acreditamos que chegamos a uma nova era de dispositivos vestíveis de imagem que permitirão uma visualização interna dos nossos órgãos”, explica o professor, em entrevista ao jornal Daily Mail.

As testagens contaram com 15 voluntários, que usaram os adesivos em várias partes do corpo, como pescoço, peitoral, abdômen e nos braços, por 48 horas. Durante esse período, eles realizaram uma série de atividades, como pedalar e levantar pesos.

 Os dispositivos também poderão ser usados em pacientes com suspeita ou diagnosticados com câncer, a fim de monitorar tumores e agilizar o diagnóstico e tratamento.

Tags

Notícias Relacionadas