NotíciasSaúdeFiocruz identifica surgimento de nova variante da ômicron no Amazonas: BE.9

Fiocruz identifica surgimento de nova variante da ômicron no Amazonas: BE.9

Sublinhagem da cepa BA.5, já conhecida, pode ser responsável pelo recente aumento no número de casos de Covid-19 no estado

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cientistas da Rede Genômica Fiocruz identificaram o surgimento de uma nova variante do coronavírus no Amazonas, ela pertence a sublinhagem da cepa BA.5, subvariante da ômicron.

O pesquisador Tiago Gräf, da Fiocruz, afirma que o Amazonas tem sido um território especial de monitoramento da Covid-19. “O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente”.

Os estudos da fundação se iniciaram depois que o estado do Amazonas passou por um repique de casos desde metade de outubro. Dados da Fiocruz mostram que a média móvel semanal do estado passou de 230 casos para cerca de 1 mil.

“O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente”, diz Gräf, em nota da Fiocruz. 

Segundo o especialista, a BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, é uma Ômicron da linhagem BA.5. Em função das mutações encontradas na BA.5.3.1 do Amazonas, foi solicitado, ao comitê responsável pela classificação das linhagens (Pangolin, localizado no Reino Unido), que fosse criada uma designação própria para essa sublinhagem, agora chamada oficialmente de BE.9.

Por enquanto, de acordo com virologistas, nenhuma das duas parece provocar o aumento relevante de hospitalizações e mortes.
 

Tags

Notícias Relacionadas