Farmácia Popular completa 20 anos e Ministério da Saúde anuncia novidade; veja
95% dos medicamentos serão gratuitos

Foto: Elza Fiuza | Agência Brasil
A Farmácia Popular completou 20 anos e, para celebrar, o Ministério da Saúde anunciou que 95% dos medicamentos e insumos ficarão disponíveis de forma gratuita para a população. Com isso, usuários de remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite serão liberados sem custos.
Essa iniciativa deve beneficiar aproximadamente 130 mil pessoas na Bahia, que fazem parte dos três milhões de brasileiros que utilizam o programa. Em média, estima-se que os usuários irão economizar até R$ 400 reais por ano com essa ampliação.
O programa oferta 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente os medicamentos para pessoas diabéticas, hipertensas, com asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. Para outros medicamentos, o Ministério da Saúde pagava até 90% e o restante o cidadão pagava conforme o valor da farmácia.
Agora, 95% dos medicamentos poderão ser retirados gratuitamente, isso significa que 39 dos 41 itens distribuídos, ampliando assim o acesso para a população de todo o Brasil.