NotíciasSaúdeDia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Doença é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes

| Autor: João Victor Soares

Foto: Divulgação / INCA / MS

Neste dia 23 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, para reforçar a luta contra a doença que é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) no Brasil.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano cerca de 12 mil novos casos da doença surgem no país, com previsão de 2,7 mil mortes. Ainda de acordo com o INCA, o câncer infantil tem 80% de chances de cura se diagnosticado de maneira, por isso essa luta é tão importante.

No caso do câncer infantil, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento da doença, como é o comum em adultos.

Os sintomas do câncer infantil muitas vezes podem ser confundidos com os de doenças comuns entre as crianças. Por isso, consultas frequentes ao pediatra são de extrema importância. Esses profissionais podem identificar os primeiros sinais de câncer e encaminhar a criança para investigação diagnóstica e tratamento especializado.

Sintomas que podem indicar o câncer são palidez, manchas roxas, dor na perna, caroços e inchaços indolores, perda de peso inexplicável, aumento da barriga, dor de cabeça e sonolência.

O tratamento contra a doença é determinado pelos médicos de acordo com o diagnóstico do tumor, as suas características biológicas e a presença ou não de doença à distância do tumor.

Tags

Notícias Relacionadas