Covid-19: Ministro estuda reduzir isolamento de assintomáticos para cinco dias
A informação foi dada por Marcelo Queiroga; Outros países já adotaram a medida
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O médido Marelo Queiroga, ministro da Saúde do governo Bolsonaro (PL), afirmou, nesta sexta-feira (7), que o governo federal estuda reduzir a cinco dias o tempo de isolamento para pacientes assintomáticos com Covid-19. Atualmente, a orientação é de que infectados passem entre 10 e 14 dias afastados para evitar a disseminação da doença.
De acordo com Queiroga, os secretários da pasta devem se reunir ainda nesta sexta-feira (7) para discutir a medida. Na quinta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde a redução do período de isolamento para pessoas assintomáticas.
“Vou me reunir hoje com os secretários, aqui a gente tem de se preparar para os cenários de maior gravidade. A gente ainda não sabe qual é o potencial dessa variante [Ômicron]”, ressaltou Queiroga.
De acordo com o ministro da Saúde, a medida já foi tomada em outras países, como nos Estados Unidos, onde o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país recomenda o tempo mais curto de isolamento desde o mês de dezembro.