NotíciasSaúdeConheça a história do jovem baiano que perdeu 80kg em dez meses sem cirurgia

Conheça a história do jovem baiano que perdeu 80kg em dez meses sem cirurgia

Pablo Henrique contou o que fez para superar a obesidade em tão pouco tempo

| Autor: Eduardo Costa

Foto: Arquivo Pessoal

A obesidade é um problema recorrente em nossa sociedade, segundo dados do site (Abeso.org.br), 55,4% da população brasileira está acima do peso. Ainda de acordo com o portal, é previsto que até 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões em nível de obesidade.

O jovem Pablo Henrique fazia parte deste número, desde criança ele já convivia com a obesidade, chegando a pesar 154 quilos com 16 anos de idade. O excesso de peso o deixava triste, e depois de muita luta ele resolveu mudar de vida, alinhando treinos e alimentação.

Registro de Pablo em janeiro de 2022 / Arquivo Pessoal

Pablo começou fazendo corridas por Salvador e Região Metropolitana, e depois de um tempo iniciou na academia. Ele registrou todo o processo desde o começo, conquistando seguidores e dando dicas nas redes sociais.

Questionado sobre o que motivou a querer mudar, Pablo não hesitou a falar sobre o lado psicológico.

“Estava passando por vários problemas psicológicos devido a obesidade. A obesidade tirou coisas de mim que eu jamais vou poder recuperar. Até que um dia eu fui fazer uma reflexão, sobre coisas que eu estava fazendo naquela época, coisas que pessoas da minha idade faziam e eu não conseguia justamente pelo excesso de peso, então não saia.”

Pablo no começo do processo / Arquivo Pessoal

Ele também contou sobre os problemas que enfrentou em lojas de roupas, que não tinham muitas opções de vestimentas. Pablo relatou para a nossa equipe, que o'que mais doía nele era não escolher roupas que ele gostava, e sim que cabiam nele.

Pablo também relatou que se sentia triste e inseguro com o seu peso.

“Não tem como você carregar 154 quilos e se sentir feliz, é muita coisa. Não ter como jogar uma bola, porque você cansa rápido, não tem como fazer uma corrida, ou até coisas simples do dia-a-dia como não sentar em uma cadeira por ter medo dela não aguentar o seu peso, então é um conjunto de fatores que acaba causando um desconforto não só físico, como psicológico.” desabafou Pablo.

Antes e depois de Pablo / Arquivo Pessoal

A obesidade pode causar alguns males para o psicológico do ser humano, como depressão, baixa autoestima, imagem corporal prejudicada, baixa qualidade de vida, estresse e transtornos alimentares. 

Para Pablo o processo não foi fácil, ele conta que a mudança de hábito foi o maior desafio enfrentado por ele durante todo o processo.

“No processo de mudança de hábitos, eu estava acostumado a ter uma vida totalmente desregrada, tanto no quesito alimentação, quanto no sedentarismo. Eu estava acostumado a comer alimentos hiper palatáveis, como lasanha congelada, pizza, não que isso tenha que ser excluído da nossa vida, porém, tem que ser consumido com moderação, quem consome isso diariamente acaba desenvolvendo a obesidade.”
 

Pablo em outubro de 2021 e em abril de 2023 / Arquivo Pessoal

Pablo deu algumas dicas para quem está passando por esse processo. O jovem aconselhou a não querer fazer uma mudança drástica, que o certo a se fazer é ir inserindo uma alimentação melhor e uma rotina de treinos aos poucos, e sempre respeitar o processo e seu corpo.

“O resultado não é imediato, você não vai começar uma dieta hoje e semana que vem você já vai tá magro, o importante é ter fé e paciência que as coisas vão acontecer, respeitar o processo e seu corpo acima de tudo.”

Pablo em registro atual / Arquivo Pessoal

Pablo viu sua história viralizar nas redes sociais com alguns vídeos, e relatou que agora serve de inspiração para outras pessoas, que costumam acessar o seu perfil para pedir dicas sobre emagrecimento.

A obesidade é uma doença e precisa ser tratada como tal, sempre busque o auxílio de um profissional.

Tags

Notícias Relacionadas