Centenas de foliões testam positivo para sífilis na folia de 2024
Dados foram registrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS)
Foto: Governo do Estado
O Carnaval de Salvador de 2024 foi marcante e alcançou números inéditos de público pelas ruas da capital. O aumento do fluxo de foliões, comparado ao ano passado, veio junto com aumento no número de testagens para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Os módulos de saúde do 'Fique Sabendo', registraram aumento de mais de 25% nas testagens, comparando ao Carnaval de 2023.
Nas festas desse ano, 1.456 usuários do serviço foram contabilizados. Dentro do grupo, 771 usuários são do sexo masculino e 685 do sexo feminino. Ao todo, foram realizados 5.824 testes para ISTs, com 30 casos positivos para HIV, 208 positivados para sífilis e 14 asos de hepatite. Dos pacientes acometidos por sífilis, 60 aceitaram proposta de tratamento com aplicação de penicilina.
A distribuição de preservativos no Carnaval de 2024 aumentou em 115%, com entregas em mais de 770 mil unidades. Parcerias com ONG's, hotéis e táxa também contribuíram para divulgação das campanhas preventivas. Os módulos de condução da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 5.687 foliões durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador 2024, entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
A coordenadora do Fique Sabendo, Olivete Borbas, em entrevista ao Varela Net, comentou sobre o projeto da prefeitura e encaminhamentos dos serviços prestados.
"O Fique Sabendo, é um projeto da Prefeitura, uma estratégia da Prefeitura Municipal de Salvador para que a gente tenha a oportunidade de diagnosticar ISTs, HIV, sífilis e hepatites. É uma oportunidade que a gente tem de diagnosticar esses agravos e diminuir a transmissão deles. Aqui a gente faz o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, B e C, e para aqueles pacientes que dão sífilis positivos, a gente já inicia o tratamento aqui com a primeira dose de penicilina", diz Olivete.
Olivete Borbas, coordenadora da campanha Fique Sabendo