NotíciasSaúdeCentenas de foliões testam positivo para sífilis na folia de 2024

Centenas de foliões testam positivo para sífilis na folia de 2024

Dados foram registrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

| Autor: Redação

Foto: Governo do Estado

O Carnaval de Salvador de 2024 foi marcante e alcançou números inéditos de público pelas ruas da capital. O aumento do fluxo de foliões, comparado ao ano passado, veio junto com aumento no número de testagens para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Os módulos de saúde do 'Fique Sabendo', registraram aumento de mais de 25% nas testagens, comparando ao Carnaval de 2023.

Nas festas desse ano, 1.456 usuários do serviço foram contabilizados. Dentro do grupo, 771 usuários são do sexo masculino e 685 do sexo feminino. Ao todo, foram realizados 5.824 testes para ISTs, com 30 casos positivos para HIV, 208 positivados para sífilis e 14 asos de hepatite. Dos pacientes acometidos por sífilis, 60 aceitaram proposta de tratamento com aplicação de penicilina. 

A distribuição de preservativos no Carnaval de 2024 aumentou em 115%, com entregas em mais de 770 mil unidades. Parcerias com ONG's, hotéis e táxa também contribuíram para divulgação das campanhas preventivas. Os módulos de condução da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 5.687 foliões durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador 2024, entre os dias 8 e 13 de fevereiro.

A coordenadora do Fique Sabendo, Olivete Borbas, em entrevista ao Varela Net, comentou sobre o projeto da prefeitura e encaminhamentos dos serviços prestados. 

"O Fique Sabendo, é um projeto da Prefeitura, uma estratégia da Prefeitura Municipal de Salvador para que a gente tenha a oportunidade de diagnosticar ISTs, HIV, sífilis e hepatites. É uma oportunidade que a gente tem de diagnosticar esses agravos e diminuir a transmissão deles. Aqui a gente faz o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, B e C, e para aqueles pacientes que dão sífilis positivos, a gente já inicia o tratamento aqui com a primeira dose de penicilina", diz Olivete.

Olivete Borbas, coordenadora da campanha Fique Sabendo 

Tags

Notícias Relacionadas