Brasil ganha fábrica de medicamentos para diabetes e obesidade
Entre os produtos produzidos pelo laboratório estará o insumo do Ozempic
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estiveram presentes na última sexta-feira (23), na inauguração da fábrica de polipeptídeo sintético, em Hortolândia (SP), voltada para a produção de medicamentos para diabetes e obesidade.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a fábrica localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo, será operada pela farmacêutica EMS e vai desenvolver a liraglutida sintética, “produto inovador que foi submetido para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e está na fila prioritária para avaliação”.
A fábrica também deve produzir a semaglutida, insumo do medicamento Ozempic, cuja patente vigora até março de 2026 e cujo pedido de registro já foi submetido à Anvisa.
A inauguração da fábrica atende às diretrizes da estratégia nacional para o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, lançada em setembro de 2023 e com previsão de investimento de R$ 57,4 bilhões do setor público e da iniciativa privada até 2026.