Beber em excesso causa efeito inverso da academia
Pesquisa descobre que quem consome dez doses de álcool por dia tem menor massa muscular
Foto: Reprodução / Canva
A bebida álcoolica é um dos fatores que dificultam o ganho de massa magra. Doenças no fígado e problemas digestivos são alguns dos efeitos colaterais mais conhecidos do consumo excessivo de álcool. Mas uma nova pesquisa encontrou mais uma razão para você reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas: beber em excesso causa perda de massa magra e fragilidade nos músculos.
Isso é o que diz um estudo da Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Os pesquisadores avaliaram cerca de 200 mil pessoas entre 37 e 73 anos e descobriram que quem consumia dez doses de álcool (o equivalente a uma garrafa de vinho ou de quatro a cinco cervejas) por dia tinha a menor massa muscular. A análise também considerou outros fatores que influenciam nisso, como peso e ingestão de proteínas.
– Nossos resultados dão às pessoas mais um motivo para evitar o consumo excessivo de álcool – disse Jane Skinner, uma das pesquisadoras.
A pesquisa não analisou se os participantes realizavam atividade física ou levavam um estilo de vida sedentário. Mais estudos acompanhando os efeitos do consumo excessivo de álcool podem ser necessários para estimar o impacto a longo prazo.