Bahia terá primeiro PET Scan do SUS para diagnóstico precoce de câncer
Equipamento consegue identificar lesões tumorais em estágios iniciais e avaliar a resposta ao tratamento

Foto: Divulgação
A Bahia contará com o primeiro PET Scan do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O equipamento de alta tecnologia auxilia no diagnóstico precoce do câncer. A instalação será feita no Centro Estadual de Oncologia (Cican) como parte de um pacote de modernização do tratamento oncológico, anunciado pelo governo nesta terça-feira (25), com um investimento de R$ 26,7 milhões para modernizar o tratamento oncológico em Salvador.
O PET Scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons) é capaz de identificar lesões tumorais em estágios iniciais e avaliar a resposta ao tratamento com maior precisão. Com o uso da tecnologia, o tempo de diagnóstico para os pacientes baianos será reduzido.
O equipamento é indicado em casos suspeitos de câncer, para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos e para analisar a função cerebral em detalhes.
O Governo Estadual também anunciou o reforço na frota de ambulâncias das unidades hospitalares estaduais,com oito novos veículos, fruto de um investimento de R$ 2,2 milhões. As ambulâncias serão destinadas aos hospitais Geral Roberto Santos e Professor Eládio Lasserre, às maternidades Albert Sabin e Maria da Conceição de Jesus, ao Centro Estadual de Oncologia (Cican) e à Unidade de Emergência de Cajazeiras.