NotíciasSaúdeBahia registra 52 casos de leptospirose após fortes chuvas em 2024

Bahia registra 52 casos de leptospirose após fortes chuvas em 2024

Sete mortes já foram confirmadas na capital baiana

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

O estado da Bahia já registrou 52 casos de leptospirose em 2024 segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Os números aumentaram após as fortes chuvas registradas nos primeiros meses do ano e sete mortes já foram confirmadas na capital baiana.

Doze municípios do estado tiveram pelo menos um caso confirmado da doença.  Salvador (40), Canavieiras (1), Coaraci (1), Cotegipe (1), Feira de Santana (1), Ilhéus (1), Itabuna (1), Itajuípe (1), Jequié (1), Santo Antônio de Jesus (1), Simões Filho (1) e Valença (1). 

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. 

O tratamento da doença é realizado com o uso de antibióticos e deve ser iniciado no momento da suspeita. Para os casos leves, o atendimento é ambulatorial, mas, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade. A automedicação não é indicada.

Tags

Notícias Relacionadas