Anvisa divulga novas advertências para produtos derivados de tabaco
Embalagens trarão imagens e palavras fortes
Foto: Reprodução
A Anvisa divulgou, na tarde desta sexta-feira (11), as novas propostas de advertência com imagens e palavras fortes para embalagens e mostruário de produtos derivados do tabaco, como o cigarro. As mensagens trazem dizeres como: produto tóxico; venda proibida para menores de 18 anos; e o tabaco contém nicotina e diversas substâncias tóxicas que causam câncer.
Todas as advertências são acompanhadas de fotos comparativas que mostram o lado saudável e o lado impactado pelo fumo: cânceres, cegueira, amputação, envelhecimento precoce, além de aborto e de adoecimento de bebês.
Conforme divulgado pela Anvisa, as advertências sanitárias estão entre as campanhas de comunicação em saúde mais efetivas no Brasil, que têm colaborado para a política de combate ao tabagismo.
No mundo, o tabaco mata mais de 8 milhões de fumantes por ano. Somente no Brasil, 477 pessoas morrem, por dia, por causa do cigarro. Os custos no sistema de saúde e na economia chegam a mais de R$ 153 milhões.
Na próxima sexta-feira (18), uma audiência pública organizada pela Anvisa discute, em Brasília, as novas propostas de advertência de produtos derivados do tabaco.