Aneurisma da aorta: causas, tratamentos e prevenção
Entenda mais sobre a doença que atingiu Otaviano Costa e de que forma você pode se proteger

Foto: Freepik
O ator Otaviano Costa foi alvo dos holofotes nas últimas semanas depois que precisou realizar uma cirurgia no peito após ser diagnosticado com um aneurisma da aorta. Otaviano contou que o diagnóstico veio após ele começar a sentir dores abdominais e se consultar com um cardiologista no início do mês de junho.
“Num simples eletrocardiograma ele detectou o avanço de algo que estava colocando a minha vida em risco. Eu estava com um aneurisma da aorta ascendente torácica num nível perigoso”, relatou o ator.
A válvula aórtica é uma das válvulas cardíacas essenciais para o funcionamento do coração. Ela fica localizada na saída do ventrículo esquerdo do coração e desempenha um papel crucial no fluxo sanguíneo entre o coração e a aorta. Anatomicamente é composta por três válvulas que se abrem e fecham a fim de regular o fluxo do sangue.
Otaviano nasceu apenas com duas válvulas. “Em 2007, eu detectei algo que havia nascido comigo e fui monitorando a evolução dessa aorta. E tava tudo muito calmo. E aí, dois anos eu passei me negligenciando. Passei dois anos sem fazer o meu check-up”, explicou Costa em entrevista do Programa Fantástico.
O ator realizou a cirurgia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e recebeu alta médica. Após o caso de Otaviano, o Varela Net conversou com o Dr. Marcos Barojas, diretor de prevenção cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia, para entender o que é o aneurisma da aorta, quais as formas de tratamento, como é realizado o diagnóstico e etc.
O que é um aneurisma da aorta?
O aneurisma da aorta é uma condição grave que exige atenção médica e cuidados contínuos. “O aneurisma é toda a alteração em estrutura, por qual existe uma fragilidade em suas paredes. Aorta é o principal vaso do corpo humano, e o aneurisma de aorta é quando existe uma alteração das estruturas, paredes da aorta, que é o principal vaso do corpo humano, e, portanto, ele, quando está alterado, adelgaçado, afinado, ele pode rasgar ou romper, que se chama dissecção de horta, que é a sucessão crítica de vida, que pode levar a pessoa a óbito infelizmente”, explicou o cardiologista.
Diagnóstico
O diagnóstico realizado de maneira precoce previne complicações graves e envolve uma combinação de histórico médico, exames físicos e exames de imagem.
“O aneurisma de aorta pode ser sintomático ou assintomático, portanto seu reconhecimento pode ser feito de dois modos. Em pessoas assintomáticas, que têm fatores de risco, podem ser feitas por triagens, especificamente através de exames de imagem. O primeiro deles é uma ultrassonografia com efeito Doppler, ultrassom color Doppler, que é feito para rastrear os vasos, e não necessariamente só a horta, que é o principal vaso do corpo humano, mas também os vasos que emergem delem, os seus ramos, ” explica.
Além disso, o médico relata os fatores de risco da doença: “em pacientes que têm fatores de risco, como a pressão alta, diabetes, colesterol, tabagismo, as pessoas que fumam têm mais aneurismas de aorta, então quem fuma, por favor, parar de fumar”, alerta Barojas.
O médico explica ainda de que forma é realizado o diagnóstico a pessoas sintomáticas. “Quando a pessoa tem dor, dor no peito, dor no abdômen, dor principalmente que migra, que ela sobe e desce, ou desce ou sobe, ou seja, muda de nível, é uma preocupação. Pessoas que têm alteração dos pulsos, dos braços, das pernas, pessoas que andam, e ao andarem elas têm dor quando andam nas pernas. É um mecanismo para poder dar o start, dar o diagnóstico”, explica.
De que forma o aneurisma da aorta é adquirido e processo cirúrgico
“A maioria das pessoas, ela não nasce com aneurisma de aorta, ela adquire através da exposição ao longo da vida dos fatores de risco como pressão, diabetes, colesterol, etc”, disse.
A cirurgia para o aneurisma de aorta é um procedimento crítico e destinado a corrigir a dilatação anormal da aorta e prevenir a ruptura que pode ser fatal. “O aneurisma de aorta é uma condição na qual, quando ele rompe, ele tem um nome, condição que ele chama de secção aguda de aorta, a secção aguda de aorta, ela pode acontecer pela evolução, quanto maior é o diâmetro, quanto mais cresce, mais ele tem tendência a rasgar”, explana Dr. Marcos.
Tratamento
O tratamento do aneurisma da aorta tem como objetivo prevenir a ruptura, uma complicação fatal, e pode variar conforme o tamanho e a localização do aneurisma, além da saúde geral do paciente.
“O tratamento começa com o diagnóstico, que é difícil, é capcioso. Então o primeiro tema é saber se tem ou fazer triagens, então a prevenção da complicação se dá através da identificação precoce, então por isso a suspeita tem que ser boa, o médico tem que ficar esperto para poder identificar precocemente a evolução da doença”, comentou.
Após o tratamento, seja ele de forma conservadora, controlando os fatores de risco, ou cirúrgica, o acompanhamento continuo com exames regulares de imagens e estilo de vida saudável são fundamentais para o paciente.