NotíciasSaúdeA voz envelhece: saiba como retardar o processo chamado de presbifonia

A voz envelhece: saiba como retardar o processo chamado de presbifonia

Zezé Di Camargo chamou a atenção recentemente por causa da voz 'diferente'

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A voz também passa por um processo de envelhecimento, assim como o corpo no geral. A presbifonia é algo natural nas cordas vocais. O assunto chamou a atenção nas redes sociais após Zezé Di Camargo, conhecido por sua potência vocal, viralizar na internet. No arquivo compartilhado, a voz de Zezé falha durante a apresentação de uma música. 

Em entrevista ao portal g1, a fonoaudióloga e especialista em voz Thays Vaiano tirou algumas dúvidas sobre o assunto. Ela explicou que a presbifonia não é uma doença.

 “A voz envelhece sim. Nossa voz é produzida por estruturas que envelhecem. Por exemplo, o combustível da voz é a respiração. Para produzir voz, o ar tem que passar pelas cordas vocais (que são compostas por músculos), passar pela laringe e chegar na boca para articular esse som. A língua e os lábios também são músculos”, disse Thays Vaiano.

"Da mesma forma que um idoso fica menos ágil, a voz também envelhece porque os músculos perdem força. Faz parte da nossa natureza passar pela presbifonia, que é o envelhecimento natural da voz, que tem início a partir dos 60 e 65 anos”, completou a especialista.

Processo de envelhecimento

"Esse processo depende do estilo de vida da pessoa. Por exemplo, pessoas fisicamente ativas também envelhecem com vozes melhores, por conta da respiração. Pessoas que participam de corais ao longo da vida tendem a envelhecer com vozes melhores porque trabalham a musculatura vocal”, contou a especialista.

Atinge homens e mulheres da mesma forma?

“Depende muito da qualidade de vida da pessoa. Numa estimativa geral, atinge homens e mulheres a partir dos 60/65 anos. Atinge homens e mulheres de formas diferentes em relação ao timbre. As vozes masculinas tendem a ficar mais agudas a partir dos 65 anos, e a voz das mulheres tendem a ficar mais graves a partir dos 65 anos. É sempre uma tendência e não é uma regra. Tudo depende da qualidade de vida e condições de saúde das pessoas”, contou Thays.

Características da presbifonia:

  • a voz perde a força
  • a voz fica mais "soprosa" e com ar
  • perde-se a estabilidade da voz (fica mais trêmula)
  • aparece a rouquidão

Tags

Notícias Relacionadas