NotíciasPolíticaTrump assina documento para expulsar mais de um milhão de imigrantes dos EUA

Trump assina documento para expulsar mais de um milhão de imigrantes dos EUA

A medida gerou críticas ao republicano

| Autor: Redação/Varela Net

Foto: Jim WATSON / POOL / AFP

O governo de Donald Trump assinou um memorando na noite de quinta-feira (23) dando o poder de deportar rapidamente imigrantes. O documento oferece aos funcionários do ICE (sigla em inglês para Departamento de Imigração e Alfândega) um roteiro sobre como usar recursos que antes eram reservados apenas para pessoas encontradas na fronteira com o México. A medida ocorre após seu antecessor, Joe Biden, ter autorizado a entrada de algumas pessoas no país por meio de dois programas específicos. 

Os programas assinados pelo antecessor de Trump incluem um aplicativo chamado CBP One, que os imigrantes poderiam usar para tentar agendar compromissos para entrar nos Estados Unidos. Além disso, havia uma iniciativa que permitiu a entrada de certos migrantes que fugiam de Cuba, Nicarágua, Venezuela e Haiti.

No total, cerca de 1,4 milhão de pessoas entraram no país por meio dos dois programas desde o início de 2023. A notícia do memorando foi recebida com críticas imediatas de defensores dos imigrantes e ex-funcionários de Biden. "Além de levantar sérias preocupações legais, submeter pessoas que seguiram as regras a um processo de deportação sumária é uma traição ultrajante e sem precedentes", disse Tom Jawetz, advogado sênior do Departamento de Segurança Interna no governo Biden.

Tags

Notícias Relacionadas