Trump ameaça o BRICS e Lula com tarifas caso apoiem nova moeda
Algumas autoridades do BRICS estavam tentando formar uma nova moeda.
Foto: REUTERS/Jonathan Ernst
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, direcionou neste sábado (30), críticas contundentes aos países do BRICS e ao presidente Lula, exigindo um compromisso de que não criarão nem apoiarão uma moeda alternativa ao dólar. Trump ameaçou impor tarifas de 100% e interromper relações comerciais com os países que desafiarem a hegemonia da moeda americana.
A declaração ocorre após o presidente Lula e outros membros do BRICS discutirem alternativas ao dólar em transações internacionais. Em 23 de outubro, Lula afirmou: “Não se trata de substituir nossas moedas, mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada.”
Trump, por sua vez, expressou seu descontentamento em seu perfil na rede social X: “A ideia de que os países BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma nova moeda BRICS, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA.”
O presidente eleito também deu um ultimato aos membros do bloco, reforçando seu tom ameaçador: “Eles podem ir encontrar outro ‘otário!’ Não há chance de que os BRICS substituam o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente, deve acenar adeus à América.”
A declaração marca uma escalada nas tensões entre os EUA e o BRICS, com Trump reforçando sua postura protecionista diante da possibilidade de mudanças no equilíbrio econômico global.