Tropa do GSI descansa e ri durante invasão ao Planalto em 8 de janeiro
Câmeras de segurança captaram agentes de segurança mexendo nos celulares, equanto golpistas vandalizam edifício
Foto: Reprodução
Imagens de câmeras de segurança dentro do Palácio do Planalto registraram uma tropa de cerca de dez militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) descansando enquanto golpistas ocupavam outras áreas do prédio principal. Em um vídeo divulgado pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (24), os agentes de segurança conversam, mexem nos celulares e riem no saguão do anexo por quase uma hora.
Armados, de capacete e escudo, os vândalos ficam no local junto aos funcionários já presentes. Alguns se sentam e deixam os capacetes em cima da mesa e os escudos escorados na parede.
A Polícia Federal finalizou na noite deste domingo o interrogatório de nove agentes do GSI que atuaram no Planalto durante a invasão da sede do governo. As informações foram prestadas em inquérito que apura os ataques, a mando de Alexandre de Moraes.
Ao determinar a tomada de depoimento, Moraes argumentou que os vídeos divulgados pela CNN Brasil, incluindo a movimentação do ex-ministro Gonçalves Dias, indicam "atuação incompetente" e "ilícita e conivente omissão".