Senador Otto Alencar tem WhatsApp clonado e suspeito tenta aplicar golpe
Os alvos do golpe eram políticos e conselheiros tutelares
Foto: Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado
Suspeito clonou uma rede social do senador Otto Alencar, líder do PSD no Senado Federal, para aplicar golpes em outros políticos e conselheiros tutelares nesta terça-feira (10). O nome e a foto do político foram usados no esquema.
Imagens das conversas iniciadas pelo suspeito foram divulgadas pela assessoria do senador. É possível observar nas mensagens que o suspeito se apresenta e diz que o motivo do contato são entregas de doação ao município, que não é identificado durante a conversa.
Para receber as doações - que seriam de cestas básicas e peixes congelados - a pessoa deve repassar documentações de uma entidade sem fins lucrativos. Essas doações citadas na mensagem não existem.
De acordo com a assessoria do senador, o número de celular (61) 99843-0299, que foi usado na tentativa de golpe, não é de Otto Alencar. A recomendação da equipe do político é para que os colegas de senado não repassem dados pessoais, informações, contatos, nem depositem nenhum valor ao serem contatados por esse número.
Ainda conforme informações da assessoria, a Polícia Legislativa do Senado Federal já está tomando as devidas providências. Desde 2020, Otto Alencar tem sido vítima de clonagens em redes sociais segundo sua equipe.
Em 2022, o senador já havia relatado que alguém tentou se passar por ele para aplicar golpes financeiros por meio de um aplicativo de mensagens e ligações telefônicas.