Senado aprova taxa em compras internacionais de até $50 dólares
Projeto MOVER e taxação foram aprovados nesta tarde
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Nesta quarta-feira (05), o Senado aprovou um projeto de Mobilidade Verde e Inovação (MOVER) que vai abrir portas para a modernização da produção de veículos híbridos e elétricos no Brasil. Na mesma sessão, foi aprovado a taxação de produtos importados de até U$50 dólares, conhecido como taxa das blusinhas.
A aprovação do projeto MOVER e da taxa das blusinhas tem sido um dos temas mais debatidos entre os parlamentares e o resultado de hoje era muito esperado entre a indústria automobilística e comerciantes brasileiros que reclamavam de concorrência desleal de produtos da China como da Shoppe e Ali Express.
O MOVER já conta com a adesão de mais de 65 empresas entre fabricantes de carros e de autopeças. Até o momento, o governo já garantiu subsídios superiores a R$19 bilhões para as empresas. Em compensação, a indústria automotiva brasileira já anunciou mais de R$130 bilhões em investimentos, entre eles a BYD, que está construindo duas unidades em Camaçari que devem gerar mais de 10 mil empregos na Bahia.